logo RCN
Notícias

CVV busca espaço para seu posto físico de atendimento em Joinville

  • Divulgação -

O Posto do CVV - Centro de Valorização da Vida - em Joinville ocupa um espaço cedido pelo Corpo de Bombeiros da cidade desde 2014.
Porém, desde o início da Pandemia do Coronavírus, no primeiro trimestre de 2020, várias dificuldades técnicas têm ocorrido. O atendimento feito por parte dos voluntários do CVV passou a ser realizado de forma remota.
Atendendo, deste modo, as orientações da Vigilância Sanitária e de diversos órgãos das esferas municipal, estadual e federal. Outros voluntários, por diversos fatores, continuaram frequentando o posto físico para prestar o serviço de atendimento emocional.

Isso foi possível até que a energia elétrica do local foi cortada por questões de segurança. Diante disso, a coordenação do posto foi obrigada a suspender o atendimento presencial de forma definitiva. Impedindo, assim, não somente a presença do voluntário que atende as ligações, mas também de quem busca ajuda no posto.
No Setembro Amarelo, tivemos a possibilidade de divulgar nosso trabalho de prevenção ao suicídio em vários lugares que nos abriram as portas. Entre eles, os veículos de comunicação e a Câmara de Vereadores Municipal.

Neste meio tempo fizemos contato, também, com a Prefeitura, onde fomos recebidos na Secretaria de Saúde. Temos a promessa de que nos cederão uma sala numa estrutura que ainda está em obras. A previsão é de que o prédio fique pronto em meados do ano que vem.
Até lá precisamos, urgente, de uma sede. Nossas necessidades básicas são: espaço para conversas confidenciais e sigilosas, onde caiba mesa para computador, cadeira confortável, um telefone, sinal de internet e banheiro próximo, para homem e mulher, além de espaço para café.

Lembrando que o CVV atende 24 horas por dia e sete dias na semana. E que os plantões de cada voluntário demoram cerca de quatro horas.Para mais informações, favor contatar a voluntária Marlene - (47) 9 9787-1546

Sobre o CVV
O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de 3 milhões de atendimentos de 2020 foram realizados por cerca de 4.000 voluntários em mais de 120 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo site www.cvv.org.br, via chat
e e-mail, além de carta.
A entidade realiza também ações presenciais (temporariamente suspensas devido à pandemia), como palestras, Curso de Escutatória e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio - GASS (https://www.cvv.org.br/cvv-comunidade/). O CVV é uma entidade financeira e
administrativamente independente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas - para colaborar, acesse https://www.cvv.org.br/colabore.

Sobre o suicídio

O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que o HIV e muitos tipos de câncer. O movimento Setembro Amarelo, iniciativa brasileira para ampliar o impacto do dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio,
foi iniciado em 2015 para sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão. Para saber mais, acesse www.setembroamarelo.org.br
* Dados do Ministério da Saúde

Câmara de Joinville obtém recertificação ISO 9001 Anterior

Câmara de Joinville obtém recertificação ISO 9001

Serra Dona Francisca será fechada no domingo para verificação de pavimento Próximo

Serra Dona Francisca será fechada no domingo para verificação de pavimento

Deixe seu comentário